Pular para o conteúdo principal

Instituição católica Cruz da Vida oferece atendimento médico gratuito no Bairro de Fátima

  Instituição católica Cruz da Vida oferece atendimento médico gratuito no Bairro de Fátima No próximo sábado, dia 4 de maio, a comunidade do bairro de Fátima, em Fortaleza, terá acesso a um valioso recurso de saúde: a instituição católica Cruz da Vida realizará uma ação de atendimento médico gratuito. Das 8h às 15h, profissionais de diversas especialidades estarão disponíveis para oferecer cuidados médicos essenciais à população. O local escolhido para sediar esse evento é o Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado na Av. Treze de Maio, 200. A proximidade com o coração do bairro facilita o acesso e permite que os moradores usufruam desses serviços de forma mais conveniente. Entre as especialidades médicas disponíveis estarão Clínica Geral, Cardiologia, Pediatria, Reumatologia, Gastroenterologia, Dermatologia, Psiquiatria, Ginecologia, Fisioterapia e Psicologia. Para garantir que todos tenham a oportunidade de serem atendidos, as fichas serão distribuídas a partir das 08h, seguindo a

Sesa apresenta plano de contingência para controlar chikungunya

A Secretaria da Saúde do Estado apresentará nesta quinta-feira, 4 de dezembro, o Plano de Contingência para a Febre Chikungunya, durante o V Congresso Norte-Nordeste de Infectologia, que acontece até o sábado, dia 6, no Seara Praia Hotel, Avenida Beira Mar, 3080, Meireles, com discussões sobre hepatites, infecções e HIV, assim como Ebola e Chikungunya. O plano, com detalhamento das ações necessárias de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação da doença no Ceará, será apresentado pelo coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, Márcio Garcia, na oficina que será realizada das 11h20min ao meio dia.

Até o dia 15 de novembro, o Ministério da Saúde registrou 1.364 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 125 confirmados por critério laboratorial e 1.239 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 71 casos são importados, trazidos por pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. Os outros 1.293 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Destes casos, chamados de autóctones, 531 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 563 em Feira de Santana (BA), 196 em Riachão do Jacuípe (BA), um em Matozinhos (MG), um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campo Grande (MS).

Casos importados

No Ceará foram notificados 13 casos suspeitos e confirmados cinco – três em Fortaleza e os demais nos municípios de Aracoiaba e Brejo Santo, todos eles importados. Os cinco casos registrados da doença no Estado foram confirmados por critério laboratorial pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que foi indicado no início de novembro pelo Ministério da Saúde para realizar o diagnóstico de Febre Chikungunya para estados do Nordeste.

Desde que foram confirmados os casos da febre Chikungunya no Caribe, no final de 2013, o Ministério da Saúde elaborou um plano nacional de contingência da doença, que tem como metas a intensificação das atividades de vigilância; a preparação de resposta da rede de saúde; o treinamento de profissionais; a divulgação de medidas às secretarias e a preparação de laboratórios de referência para diagnósticos da doença.

Também foram intensificadas as medidas de prevenção e identificação de casos. Nas regiões com registro da febre, foram constituídas equipes, composta por técnicos das secretarias locais, para orientar a busca ativa de casos suspeitos e emitir alerta às unidades de saúde e às comunidades. Para controle dos mosquitos transmissores da doença, são realizadas ações de bloqueio de casos suspeitos e eliminação de criadouros.

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores. Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo ainda menos frequente que nos casos de dengue. Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são exatamente as mesmas para a prevenção da dengue.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.