Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

VIDANÇA INCENTIVA A LEITURA ATRAVÉS DE CORTEJOS LITERÁRIOS


A Associação Vidança realiza nesta sexta-feira (31/5) mais um cortejo literário nas ruas do bairro Vila Velha. A partir das 17h, todos os alunos e professores da organização saem da Vidança com destino à Alameda das Orquídeas, em frente ao número 725, onde fazem a contação de histórias. Durante o percurso, são acompanhados pelos tambores do grupo de percussão Tambatuque, reunindo o público que, nessa edição, vai se divertir com o conto popular espanhol A Ratinha Vaidosa e com O Lobo e os Sete Cabritinhos, dos Irmãos Grimm.
Os cortejos são realizados quinzenalmente, desde 2010, quando a Associação Vidança recebeu apoio do Instituto C&A através do programa Prazer em Ler. Esse ano, o projeto Vidança + Leitura conta com o apoio financeiro do Criança Esperança, programa da Unesco - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - em parceria com a Rede Globo.
Com esse recurso, a associação investiu na melhoria da sua biblioteca, que hoje atende não só seus alunos, mas a comunidade e também escolas. Essas podem agendar visitação de grupos com até 20 pessoas, além de emprestar livros e ter acesso a outros materiais de pesquisa. Os cortejos e a contação de histórias têm como objetivo propagar o incentivo à leitura.
Através do Vidança + Leitura, se pretende o letramento como meio de inclusão social.  Além disso, “as práticas leitoras são construídas como uma cultura; ampliam os estudos da arte, são um manancial de interação e auto compreensão”, explica a presidente da associação, bailarina e coreógrafa, Anália Timbó.
A participação na leitura pessoal, grupal e coletiva (partilhada) proporciona ainda maior desenvoltura, ampliando possibilidades de inclusão na sociedade letrada, formando cidadãos mais conscientes e informados. Dentro do processo de formação em arte, é possível notar também o desenvolvimento de novos pensamentos e criações, da dimensão estética, da capacidade do diálogo e do cuidado com o outro, além do prazer em ler.
Com 32 anos de atuação na formação de arte desde a infância, a Vidança atende hoje mais de 150 alunos em aulas de dança, música e arte. A associação desenvolve ainda ações complementares para expandir o conhecimento e as experiências dos seus alunos, ao mesmo tempo em que promove a convivência entre eles, como essas na área literária e também no estudo de novas mídias. Inclusive, como aula prática, o grupo de fotografia irá registrar o cortejo, levando as imagens para serem trabalhadas em sala sob orientação do professor.

SERVIÇO
CORTEJO LITERÁRIO DA VIDANÇA
Horário: A partir das 17h
Ponto de encontro: Associação Vidança (Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício – Vila Velha)
Local da apresentação: Alameda das Orquídeas, em frente ao número 725, Vila Velha III
Mais informações: (85) 32627599/ (85) 99853687

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.